COMO TRABALHAMOS?
Todos os serviços são prestados em conformidade com as orientações internacionais em matéria de ética profissional. O tipo de tratamento e as intervenções utilizadas são constantemente atualizadas de acordo com os estudos científicos mais recentes.
CONDIÇÕES QUE TRATAMOS
Ansiedade e Fobias
Ataques de Pânico e Perturbação de Pânico
Perturbação de Ansiedade Generalizada
Doença de Alzheimer e outras demências
Depressão
Perturbação Bipolar
Perturbação de Stresse Pós Traumático
Perturbação Obsessivo-Compulsiva
Perturbações da Personalidade
Problemas com o álcool e drogas
Insónia e outras perturbações do sono
Perturbações Psicóticas
Hiperatividade e Défice de Atenção no Adulto
SERVIÇOS
Avaliação
A avaliação psiquiátrica dos sintomas e consequente formulação do diagnóstico é providenciada para todos os clientes. Uma avaliação rigorosa do caso clínico é indispensável e considera sempre os aspetos biológicos, psicológicos e sociais do problema. A avaliação geralmente compreende uma entrevista clínica e, se necessário, exames médicos complementares. Para maximizar a compreensão das variáveis psicológicas, pode também ser requerida a resposta a questionários e caso necessário uma avaliação psicológica será recomendada. Com o objetivo de melhorar a eficácia do plano de tratamento, este será desenvolvido e discutido com o cliente.
Tratamento Psiquiátrico
Embora o tratamento psiquiátrico não se refira exclusivamente ao tratamento farmacológico, a necessidade de medicação psiquiátrica é sempre cuidadosamente considerada e avaliada ao longo do processo terapêutico. Se for necessária medicação psiquiátrica, as melhores opções de tratamento farmacológico serão sempre discutidas ao longo das consultas e será sempre escolhido um medicamento com poucos efeitos secundários. Todas as decisões sobre o início de um tratamento, aumento de dose ou descontinuação de um tratamento serão feitas em conjunto com o doente. Todas as opções de tratamento farmacológico fornecidos estão de acordo com a mais recente investigação em Psiquiatria e com as guidelines internacionais existentes.
Tratamento Psicoterapêutico
O tratamento psicológico pode ser útil para alguns clientes e será recomendado sempre que necessário. A Psicoterapia pressupõe um maior envolvimento dos clientes na sua recuperação e as sessões são geralmente mais frequentes. Vários estudos têm enfatizado o papel importante da psicoterapia em combinação com farmacoterapia na maximização dos ganhos terapêuticos e na prevenção de recaída.
Apoio a famílias/cuidadores
Quando for considerado necessário e/ou for solicitado, o apoio a famílias/cuidadores será proporcionado. Sessões de psicoeducação (informações sobre os sintomas, a doença e como lidar com estes) serão disponibilizadas sempre que forem consideradas benéficas.