
Dr. Tiago Reis Marques
Psiquiatra
O Dr. Tiago Reis Marques é médico psiquiatra e investigador em Londres, tendo mais de 15 anos de experiência no tratamento de doenças psiquiátricas.
A sua prática clínica é feita no prestigiado Maudsley Hospital de Londres, o maior e mais influente estabelecimento de saúde mental da Europa. Neste hospital o Dr. Tiago Reis Marques trabalha numa equipa dedicada ao tratamento de casos complexos, resistentes aos tratamentos farmacológicos convencionais.
A sua prática privada em Londres é feita em Harley Street, o epicentro da medicina privada no Reino Unido, um local procurado por doentes de todo o mundo. Duas vezes por mês desloca-se a Portugal para dar consultas e segundas opiniões médicas.
A par da prática clínica, o Dr. Tiago Reis Marques é também um investigador no Instituto de Psiquiatria do King´s College de Londres, Universidade onde obteve o seu doutoramento e actualmente leciona. Este instituto é o maior e melhor centro de pesquisa da Europa, constituindo juntamente com Harvard as melhores instituições psiquiátricas a nível mundial.
Enquanto investigador dedica-se à psicofarmacologia, o campo de estudo que se foca na relação entre fármacos e o cérebro, de forma a compreender a origem e o tratamento das doenças psiquiátricas. Para este fim, tem vindo ao longos dos anos a utilizar ferramentas de neuroimagem, como a Ressonância Magnética e a Tomografia de Emissão de Positrões. Como parte da sua carreira científica publicou dezenas de artigos científicos nos mais importantes jornais da especialidade, bem como vários capítulos de livros.
Anualmente dá inúmeras palestras em Portugal e no Estrangeiro, nos mais importantes congressos da especialidade.
Recebeu vários prémios de grande prestígio, entre os quais o Young Investigator Award da Brain and Behaviour Research Foundation, o research award da secção de psiquiatria da Royal Society of Medicine e o Young Investigator Award do International Congress on Schizophrenia Research. Em 2015 esteve presente no dia de Portugal (10 de Junho) a convite do Presidente da República, por ter sido uma das personalidades que se destacou no decorrer desse ano. Semelhante distinção foi dada pelo jornal Público, ao ser selecionado como uma das 10 personalidades de 2015.